terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Bicho da semana - Sucuri
A sucuri, também conhecida como anaconda, boiaçu, boiguaçu, boioçu, boiuçu, boiuna, sucuriju, sucuruju, é uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao género Eunectes. Tem a fama de ser uma cobra enorme e muito perigosa.
É a maior serpente do mundo e pode viver até 30 anos. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade.
As sucuris alimentam-se de capivaras, peixes, aves, felinos, veados, bezerros e até jacarés também fazem parte de seu cardápio. Quando ameaçada, ela pode chegar a atacar humanos. Para capturar sua presa, a sucuri costuma ficar a espreita nas margens de rios, lagos ou pântanos. Quando uma vítima se aproxima da margem, normalmente para beber água, a sucuri ataca, geralmente na região do pescoço. Em seguida, envolve o corpo da vítima e a aperta, matando-a por constrição. A presa pode ainda morrer afogada, puxada para o fundo do rio, lago ou pântano.
Vivípara, a sucuri gesta seus filhotes por aproximadamente 240 dias, sendo que, geralmente, têm de 20 a 30 filhotes por cria, que nascem no começo da estação das chuvas. Como as pequenas serpentes são vítimas de diversos predadores, poucas sobrevivem e chegam à idade adulta. Seus predadores são onças-pintadas, jacarés maiores do que ela e as piranhas (somente quando a sucuri apresenta ferimentos). Contudo, o maior predador das sucuris são os homens, seja por medo da serpente, seja por interesse comercial. A pele da sucuri é muito valorizada, inclusive no exterior, contribuindo para uma possível extinção.
Marcadores:
a flor do sol,
amazon,
amazon guerreiros,
amazônia,
animal,
as armaduras sagradas,
bicho da semana,
bicho do dia,
educação,
folclore,
foto,
foto do dia,
galera amazon,
livro,
o templo da luz,
rjr produções
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário