segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Bicho da semana - Suaçuboia

A suaçubóia é uma serpente do mesmo grupo das famosas sucuri e jibóia: a família Boidae. Seu nome comum tem origem indígena: suaçu (veado) + bóia (cobra) = cobra-de-veado
ou cobra-veadeira.
Amplamente distribuída na América do Sul, habita principalmente florestas, podendo também ser encontrada em áreas alteradas pela ação do homem. No Brasil, a suaçubóia ocorre na Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Possui corpo esguio e atinge em média 1,5 metro de comprimento, ao contrário de suas “primas” jibóia e sucuri, que alcançam maiores tamanhos e são mais robustas.
De hábito arborícola (embora eventualmente desça ao chão) e atividade noturna, a suaçubóia tem alimentação variada, que consiste em lagartos, rãs, pererecas, pequenos mamíferos (roedores e cuícas), pequenas aves, e até morcegos. A suaçubóia parece utilizar duas estratégias para caçar suas presas: a busca ativa e a espreita. Na busca ativa, a serpente percorre o ambiente à procura de alimento, enquanto que na espreita ela permanece imóvel e camuflada, à espera de uma presa em potencial que cruze
o seu caminho.
A suaçubóia possui estruturas especiais ao longo das escamas da boca, chamadas fossetas labiais, que auxiliam na busca por alimento. As fossetas labiais são órgãos termossensitivos, capazes de perceber a presença de fontes de calor próximas. Desta forma, mesmo estando sob a escuridão total, a suaçubóia percebe um rato que esteja por perto, devido ao calor do corpo do pequeno roedor, que é captado pelas fossetas.
A suaçubóia é uma serpente não-peçonhenta. Ao capturar uma presa, enrodilha-se em torno dela (constrição) e aperta até causar sua morte por asfixia.

fonte:
http://www.museudezoologia.ufv.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...